sábado, 31 de outubro de 2009

Sistema de transporte urbano de São Paulo

O sistema de transporte urbano de São Paulo é regulado desde 1995 pela SPTrans ( http://www.sptrans.com.br/ ) , quando teve fim a CMTC (Compania Municipal de Transportes Coletivos) e esta operava uma boa parte das linhas da cidade.

Atualmente, a SPtrans dividiu a cidade em 8 areas, aonde são operadas por 8 consórcios e tbm cooperativas.



Terminais:

A cidade dispoe de 27 terminais municipais (SPTrans) , entre os quais podemos destacar alguns:
Pq. D. Pedro (que abrange uma boa parte das linhas da zona leste), Bandeira (onde partem as principais linhas com os bairros da zona sul) e o Amaral Gurgel (aonde saem as principais linhas noturnas da cidade)















Ônibus no teminal Amaral Gurgel, fazendo a linha noturna 6312, que liga este terminal até o Jardim Luso, na zona sul.
















Termial Parque Dom Pedro II, abrange as principais linhas que ligam a zona leste com o centro.



Bilhete Único

É a bilhetagem eletrônica da cidade, com um cartão carregado, consegue-se utilizar 4 ônibus em duas horas ao preço de uma passagem (2,30)

Mas nem tudo são rosas, a maioria das linhas durante a semana sempre fica carregada, as vezes, tão lotada que não consegue-se embarcar no ônibus e é necessario esperar o próximo, que muitas vezes, acaba aparecendo em um longo intervalo de tempo. Além disso, as empresas operadoras do sistema acabam colocando veículos inadequados a demanda da linha: aparecem microônibus abarrotados e articulados vazios.



E a população também é pega pelas alterações e cancelamentos de linhas. Alguns exemplos ocorridos:



Em 2006, houve cancelamento de linhas importantes, como a 3138 (Jd. Ester / Pça. do Correio), que faziam a ligação direta do bairro de São Mateus com o Centro, hoje, para fazer esse trajeto, é necessário utilizar duas linhas de ônibus.



Pior é quando a linha é cancelada ou alterada o trajeto sem outras alternaivas: também em 2006 foram canceladas as linhas 3350 (Conj. Teotônio Vilela / Term. Pq. D. Pedro II, via Vila Formosa, Móoca) e 372P (Jd. São Roberto / Penha), ambos os trajetos não possuem linhas altermativas. Outro transtorno ocorrido no final de 2006 foi a alteração radical da linha 3124 (COHAB II / Term. Pq. D. Pedro II), antes a linha atendia os bairros da Vila Carrão, Vila Formosa, Jd. Anália Franco e Agua Rasa, agora, a linha ja não atende mais esses bairros. Melhorou para quem mora nos bairros de Itaquera e da COHAB II, que estão levando menos tempo para ir ao centro, mas em contrapartida, os moradores da Vila Formosa não tem alternativas diretas para a COHAB II. O que poderia ser feiro para que todos fossem benecficiados era criar duas linhas para ligar a COHAB II com o parque Dom Pedro, a atual 3124 e uma outra em paralelo, com o trajeto antigo.















Linha 3124, que liga a COHAB II ao Term. Pq. D. Pedro II.



Emfim, embora com os modernos terminais, ônibus e corredores, ainda tem muito o quie melhorar.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário